Assessoria
A Feira Agrotecnológica e de Negócios, Agrotec Show 2020, que é considerada uma das principais atrações do mercado do agronegócio na região do Vale do Araguaia terá neste ano mais uma edição e com a participação do Centro Universitário Univar.
Caminhando para a sua 3ª edição neste ano, a proposta audaciosa dos idealizadores Eduardo Baroni e Jonatam Matos faz parte de um contexto maior de investimento e valorização do produtor rural. Segundo Baroni, presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, o pecuarista da região está descapitalizado, com milhares de hectares de pastagens degradada disponível para uma integração e recuperação.
“Na década de 70, 46% da renda média de uma família pagava a alimentação, hoje 18% da renda média da família paga essa alimentação. Com esse achatamento de preço você precisa ter eficiência” ressalta o pecuarista.
Tendo em vista isso, a proposta da feira este ano vem de encontro com a nova geração que comunga conhecimento técnico com tecnologia e sustentabilidade. Compreendendo que o agronegócio no estado de Mato grosso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2016) é responsável por 50,5% do Produto Interno Bruto (PIB), investir nessa modalidade de evento é também impulsionar o ramo ainda mais nessa região.
O Univar por intermédio da Pró-Reitora Acadêmica, Gersileide Paulino, na quinta (27/2) firmou um acordo de parceria juntamente com as coordenadoras de Agronomia Janne Louise e de Zootecnia Reíssa Vilela com os representantes da AGROTEC-SHOW.
“A parceria com o UNIVAR permitirá o envolvimento dos acadêmicos de Agronomia com as atualidades propostas pela feira, ressalta Louise. Já a coordenadora de Zootecnia destaca a importância das palestras para os acadêmicos e pequenos produtores na busca técnica de agregar conhecimento.
Os cursos das ciências agrárias do UNIVAR terão seus acadêmicos diretamente envolvidos tanto na parte de gestão quanto na parte de acompanhamento e resultados da Feira. De acordo com Jonatam Matos, a expectativa para os próximos anos é consolidar a parceria com a Instituição de Ensino Superior (IE’s) e para isso nesta 3ª edição haverá eventos noturnos para inserir os acadêmicos que estudam neste horário.