Aproximando-se de 2020, ano das eleições, começam a se intensificar as articulações políticas em todos municípios do país, em Barra do Garças o cenário não é diferente, o MDB, por exemplo já iniciou-se o seu projeto de estruturação, elegendo o seu diretório e recebendo a filiação de inúmeros pré-candidatos a vereadores durante sua Convenção. Apoiado por lideranças estaduais, locais e militância da sigla, Benier Marcos foi candidato único à reeleição da Presidência, cargo que ocupa desde 2016, o qual conduziu o partido na eleição vitoriosa do prefeito Roberto Farias.
Fonte de bastidores, apostam que o MDB, está com a chapa completa de vereadores, conta com o 23 pré-candidatos, número máximo permitido pela Justiça Eleitoral por cada partido em Barra. Diante deste cenário, analistas, estimam que o partido poderá eleger até 5 vereadores, existindo uma possibilidade que 4º e 5º sejam eleitos com entorno de 300 votos cada um. A relação dos pré-candidatos são mantidas em segredo pelo Presidente, porém a Reportagem conseguiu apurar que como puxadores de votos estão Dr Paulo Raye e Jaime Rodrigues, 2º e 3º mais votados na última eleição, ultrapassando mais de 1 mil votos cada.
Todos que desejam serem candidatos em 2020, devem analisar criteriosamente a nova lei eleitoral, que acabou com a coligação para vereadores, as famosas “frentinhas”, onde partidos pequenos tinham mais chances de elegerem representantes. Agora o cenário mudou, teoricamente, passam a ser favorecido os Partidos Maiores com tendência de elegerem o maior número de candidatos.