Da Redação
Semana7
O prefeito de Novo São Joaquim, Leonardo Zampa Faria, destacou uma série de projetos e avanços em infraestrutura do município. Durante audiência pública da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), realizada no fim de junho em Água Boa, o gestor enfatizou o trabalho contínuo da prefeitura para melhorar rodovias estaduais que cortam a região, com foco no desenvolvimento econômico, turístico e na valorização do corredor agrícola local.
"Temos trabalhado em várias frentes de serviço nas MT’s do nosso município", afirmou o prefeito. Um dos principais projetos destacados por Zampa foi a elaboração do plano de pavimentação da estrada que liga Novo São Joaquim à Cachoeira da Fumaça, importante ponto turístico da cidade. Segundo ele, o projeto já está protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA) e foi custeado com recursos próprios da prefeitura.
A região da Cachoeira da Fumaça recebe grande fluxo de visitantes, especialmente durante o tradicional festival de pesca realizado anualmente no município. "A beleza natural da Cachoeira é incrível. O rio ali é considerado o segundo mais limpo do mundo. Então, nós recebemos muitos turistas durante o festival", pontuou.
Outra frente de trabalho é a pavimentação da MT-448, que se estende até a localidade de Itaquerê. A obra facilitará o acesso a Primavera do Leste, reduzindo o trecho de estrada de chão para 60 quilômetros. Zampa destacou a parceria firmada com produtores rurais da região: "Os produtores vão entrar com 50% do projeto, e a prefeitura com os outros 50%."
Segundo o prefeito, os produtores já se comprometeram a executar 20 km de projeto no trecho entre Itaquerê e a MT-336. A prefeitura, por sua vez, elaborará mais 35 km no mesmo sentido. A expectativa é de que as obras tenham início em breve.
Zampa também ressaltou os avanços na MT-110, que liga Novo São Joaquim à BR-070, passando pelo distrito de Toricueije (Barra do Garças) e por General Carneiro. O projeto de pavimentação da via já foi aprovado pela SINFRA, após articulações com o governo do Estado e apoio do deputado Max Russi.
"A região tem várias fazendas. Muitas já com criação de gado e outras iniciando a produção agrícola. Com certeza, essa pavimentação é muito importante para todo esse corredor agrícola da nossa região", finalizou o prefeito.
Veja vídeo: