Da Redação
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Barra do Garças, o curso de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) realizou, no último sábado (09), cerca de 40 exames bucais, no antigo Cecap.
A coordenadora do curso de Odontologia, Natalina Abud, reforçou que a ação foi voltada para todos pacientes de todas as idades. “Os que forem diagnosticados com algum tipo de lesão considerável terão os exames encaminhados para a biópsia e, caso necessário, para tratamento”, explicou.
Durante a ação, os pacientes também foram orientados a realizar o autoexame bucal em casa e identificar as anomalias e os sintomas que podem aparecer e evoluir para um câncer. Quem não conseguiu comparecer na ação, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa ou o Univar para fazer a avaliação bucal.
O coordenador de Saúde Bucal do município, Leandro Melo, destacou que tais parcerias entre os setores público e privado são esssenciais para ampliar a divulgação desses serviços. “Os pacientes que nós temos uma preocupação maior são os que fumam e bebem, pois o álcool e o fumo aumentam a predisposição para o câncer de boca”, alertou.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca atinge mais homens do que mulheres e é o quinto mais frequente entre o público masculino no Brasil, com grande prevalência em homens acima dos 40 anos.
Antônio Alvino, um dos pacientes examinados durante a ação, parabenizou as instituições envolvidas pela iniciativa e falou sobre a importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer bucal. “O procedimento é muito tranquilo e a gente sai daqui aliviado. Câncer é coisa séria. Nossa saúde não pode esperar”, aconselhou. (Com Secom-BG)