Bruna Barbosa
Mídia News
A ação do Novo Cangaço, que roubou agências do Sicredi e Sicoob em Nova Bandeirantes (a 997 km de Cuiabá), acendeu o sinal de alerta na cidade. O prefeito César Augusto Perigo (MDB) pediu melhorias na segurança pública.
Quatro dos suspeitos foram baleados em um confronto com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na quinta-feira (10) na zona rural do Município, onde os bandidos estavam acampados. Na ação, os policiais recuperararam mais de R$ 164 mil.
De acordo com César Augusto, a cidade tem seis policiais militares e quatro investigadores. Foi a primeira vez em que uma ação criminosa no estilo Novo Cangaço aconteceu em Nova Bandeirantes.
Neste tipo de crime, bandidos fortemente armados invadem agências bancárias e usam reféns como escudo humano para fugir da Polícia.
"Já estou buscando alternativas para melhorar a segurança. Estamos buscando maior efetivo das polícias Civil e Militar, um delegado e um escrivão, que não temos. [Também queremos] Câmeras de segurança em locais estratégicos e iluminação 100% LED no Município inteiro, em parceria com o Governo do Estado", disse.
O prefeito ainda falou sobre a morte de acusados de participar do crime durante ação do Bope.
"Sempre uma surpresa, vamos aguardar as investigações. Devagar, retornando à normalidade. Morte nunca é bom, mas infelizmente aconteceu", disse.
Entenda o caso
Em 4 de maio, a ação do Novo Cangaço aterrorizou os moradores de Nova Bandeirantes. Imagens mostraram o momento em que os bandidos fortemente armados com fuzis e espingardas fizeram reféns em uma das ruas do Centro da cidade.
Cerca de 30 pessoas foram colocadas na carroceria e na parte frontal da caminhonete para evitar que fossem impedidos de fugir.
A modalidade do crime, denominado “Novo Cangaço”, não ocorria desde 2012 em Mato Grosso e colocou todas as forças de segurança em alerta com o risco do retorno das ações desses grupos criminosos no interior do Estado.
Na última quinta-feira (10), a PM matou quatro suspeitos de participar do crime. Três deles foram identificados. Foram mortos Romário de Oliveira Batista, de 35 anos, Luiz Miguel Melek, de 40, e Maciel Gomes de Oliveira, de 37.
Com os suspeitos que foram encontrados na zona rural de Nova Bandeiras foram encontradas roupas militares, armas e parte do dinheiro do roubo.
As buscas vão continuar até chegar a todos os envolvidos no crime da modalidade de Novo Cangaço.
Conforme a PM, a operação continua. As barreiras, incursões nos locais onde relatam indícios e informações de presença de criminosos, continuarão por tempo indeterminado.