CIDADES Terça-feira, 26 de Setembro de 2023, 08:06 - A | A

26 de Setembro de 2023, 08h:06 - A | A

CIDADES / ALDEIA SANTA CLARA

Emocionado, cacique de aldeia atingida por incêndio agradece ajuda da primeira-dama de MT

Virginia Mendes fez uma grande mobilização para ajudar famílias que tiveram as casas destruídas pelo fogo na Aldeia Santa Clara, em Campinápolis

Vânia Neves
Unaf



A força-tarefa liderada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Casa Civil, sob a gestão do secretário Fábio Garcia, e da Secretaria de Estado de Assistência Social, sob a gestão da secretária Grasielle Bugalho, e da Defesa Civil, mobilizou em tempo recorde a ação solidária para atender os indígenas da Aldeia Santa Clara, em Campinápolis, a 600 km de Cuiabá, após o incêndio que destruiu nove casas.

Os atendimentos foram feitos através do programa SER Família Indígena. Também participaram da ação emergencial a Secretaria de Estado de Segurança Pública com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).  

De acordo com a Setasc, participaram do deslocamento missão: sete agentes da Defesa Civil, dois servidores da Setasc e dois policiais militares.

Eles levaram até a aldeia 300 cobertores do programa SER Família Aconchego; 300 cestas de alimentos e 300 kits de higiene e limpeza do SER Família Solidário; 300 peças de roupas diversas; 60 filtros de água e cinco barracas, na noite de sábado (23.09). 

O cacique Justino Xavante, da Aldeia Santa Clara, agradeceu a primeira-dama do Estado, o governador Mauro Mendes e todas as pessoas que participaram da missão solidária.

“Como líder da minha comunidade, estou sentindo muito, mas assim mesmo agradecemos os apoios da primeira-dama Virginia que veio junto com o governador, ela sempre nos ajuda. Deus é grande e está com a gente”, agradeceu o cacique.

Jana Pessôa

ajuda humanitária aldeia santa clara - campinápolis

 

O governador firmou o compromisso com o cacique Justino de ainda nesta semana enviar o projeto para a construção de nove casas e um refeitório, e o deputado estadual Dr. Eugênio se comprometeu a destinar nove geladeiras e nove fogões para as famílias atingidas. 

Para o ex-presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Crisanto Rudzö Tseremey'wá, da Aldeia Três Marias, a mobilização e a solidariedade demonstraram a atenção do Estado com a comunidade.

“Como é bom ser acolhido e receber a solidariedade. Agradeço primeiro a Deus, à dona Virginia Mendes e ao governador pelo espírito solidário, especialmente à primeira-dama de MT que não mede esforços para nos ajudar. Quando soube, ela mobilizou tudo o que essa comunidade precisava. Pude sentir de fato a atenção do Estado com nosso povo”. 

“Eu vim ajudar meu vizinho, cacique Justino, porque o sentimento de tristeza dele é muito grande. Fiquei muito feliz com todo apoio que chegou. Estou muito agradecido e emocionado”, contou o cacique Lucas Mandu Xavante, da aldeia São José.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara Queimadas 728

 



Comente esta notícia