CIDADES Segunda-feira, 03 de Julho de 2023, 15:53 - A | A

03 de Julho de 2023, 15h:53 - A | A

CIDADES / cidades

Ouvidoria Itinerante da Agerbarra leva informação à população de Barra do Garças

A ação ocorreu no último sábado (1º), no salão comunitário do Jardim Nova Barra

Da Redação
com Assessoria/Agerbarra



A Ouvidoria Itinerante da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Barra do Garças (Agerbarra) levou informações relevantes à população sobre a existência do órgão que regula e fiscaliza os serviços de água e esgoto no município. A ação ocorreu no último sábado (1º), no salão comunitário do Jardim Nova Barra.

Durante o evento estiveram presentes os membros da diretoria da agência reguladora, bem com a equipe para atender ao público presente.

Fernando Farias, diretor de ouvidoria Agerbarra, fez a abertura do evento e salientou que o projeto ‘Ouvidoria Itinerante’ busca expandir os canais de comunicação do órgão regulador para atender as regiões com maior índice de reclamações e agilizar a resolução de problemas quando a agência é acionada pelo consumidor.

O diretor também destacou a Tarifa Social’ no serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Barra do Garças. “Essa tarifa é destinada a beneficiar a população carente, oferecendo descontos de até 50% nas tarifas de consumo mensal relacionadas a esses serviços, desde que o consumo mensal de água não ultrapasse 15 m³/mês”, explicou Fernando.

Assessoria

ouvidoria itinerante agerbarra - nova barra

 

Ainda durante o evento, a concessionária Água de Barra do Garças marcou presença e ofereceu uma série de serviços à população. Entre os principais serviços realizados estão:

Cadastro na Tarifa Social
A concessionária Água de Barra do Garças possibilitou o cadastramento dos moradores no programa de Tarifa Social. Essa iniciativa é fundamental para que as pessoas de baixa renda possam obter o desconto na conta de água e esgoto, contribuindo para a redução do impacto financeiro desses serviços.

Parcelamento de débitos
Outro serviço importante oferecido durante a Ouvidoria Itinerante foi o parcelamento de débitos. A concessionária possibilitou que os consumidores regularizassem suas contas em atraso, facilitando o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Pagamento de contas de água
Durante o evento também havia um ponto disponibilizado para o pagamento visando facilitar a quitação das contas de água. Essa facilidade proporcionou comodidade aos moradores, evitando deslocamentos desnecessários e permitindo o pagamento no local.

Emissão de segunda via da conta
Muitas vezes, os moradores podem perder ou extraviar a conta de água, o que dificulta o pagamento dentro do prazo estabelecido. Durante a Ouvidoria Itinerante, a concessionária Água de Barra do Garças ofereceu o serviço de emissão de segunda via da conta, garantindo que todos pudessem realizar o pagamento de forma correta e evitar possíveis transtornos.

Registro de solicitações de reparos
A equipe da concessionária esteve disponível para registrar solicitações de reparos relacionados ao serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Dessa forma, os moradores puderam relatar eventuais problemas e contar com o suporte necessário para solucioná-los.

Além dos serviços práticos, a Água de Barra do Garças também ofereceu orientações sobre o consumo consciente de água. Com dicas e informações relevantes, os moradores puderam aprender a utilizar esse recurso natural de forma sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos hídricos.

O Procon também participou do evento ouvindo os consumidores e esclarecendo dúvidas relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Darlon Eduardo Vanni, ouvidor da agência reguladora, foi o principal palestrante e destacou que, para registrar uma manifestação na Agerbarra, é necessário tentar resolver primeiro o problema com o prestador de serviços de água e esgoto do município. E no caso de omissão da concessionária ou o não atendimento dentro do prazo, o usuário deverá procurar a ouvidoria da Agerbarra com o protocolo de sua manifestação, para que a agência possa notificar a prestadora de serviços.

O diretor presidente da Agerbarra, Clerismar Ferreira, enfatizou que essa aproximação com a população facilita para o consumidor expor suas preocupações, fazer sugestões, reclamações e denúncias, que são devidamente documentadas e analisadas para a melhoria do serviço de abastecimento de água e esgoto no município. Ainda segundo ele, a agência desempenha um papel fundamental na fiscalização, regulação e mediação dos serviços, visando sempre o bem-estar e a satisfação da população.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI). 

AL E TJ
image
image


Comente esta notícia