Da Redação Neiriane Santos e Ronan de Sá
Semana7
Tiago Timo (PSB), e os 100 dias de sua gestão em Torixoréu
Ao completar 100 dias à frente da Prefeitura de Torixoréu, o prefeito interino Thiago Timo (PSB), tem trabalhado para entregar obras e investimentos na área da saúde, educação e infraestrutura do município. Thiago que foi eleito o vereador mais votado do município assumiu o executivo no início de janeiro diante da nulidade da eleição de Inês Coelho (PSB) pela Justiça Eleitoral. Veja fotos no final da matéria.
Em entrevista ao Semana7 na segunda-feira (5), Thiago Timo fez um balanço das principais ações durante esses três primeiros meses do seu mandato. O prefeito interino alegou que o início da gestão não foi fácil e que foi necessário fazer diversos cortes de gastos e enxugamento na folha de pagamento da prefeitura, para economia de verbas do município.
Para combater a pandemia da Covid-19 a prefeitura adquiriu neste ano diversos tipos de medicamentos utilizados para tratar pacientes do vírus. Além disso, a Farmácia de Atenção Básica também foi abastecida com remédios para atender as demandas da população da cidade e da zona rural.
Até a realização da nova eleição suplementar que definirá o novo prefeito, Timo afirma que pretende entregar as obras na Praça Central e no Terminal Rodoviário que estão em fase de finalização.
A obra que foi viabilizada graças a emenda parlamentar do deputado estadual Max Russi (PSB), deve ser inaugurada nos próximos dias. "Eu falei com o deputado e ele me disse que quer estar presente na inauguração” declarou Timo.
A respeito da pavimentação asfáltica do município, Timo declarou que no início do seu mandato ele iniciou uma operação de tapa buracos, mas que agora pretende estender essa ação e repavimentar até 80% das ruas de Torixoréu e para isso tem ido atrás do apoio do deputado estadual Max Russi e o deputado federal Neri Geller (PP).
“Quando assumi o mandato, eu fiz uma operação de tapa buraco, mas como não tínhamos licitação fizemos a compra direta e infelizmente por isso adquirimos pouco material. Mas agora estou buscando através de emendas a aquisição de 100 mil metros quadrados de micro revestimento para o asfalto” completou Timo.
Timo também investiu na manutenção dos maquinários da prefeitura para atender as demandas da população da zona rural e fazer a recuperação das estradas vicinais, além disso assinou recentemente o requerimento para manutenção das pontes do município.
O prefeito também declarou que esteve em Cuiabá na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e se reuniu com o secretário adjunto, Amauri Monge Fernandes, e relatou a ele sobre as necessidades da rede de ensino básico de Torixoréu. O município atualmente tem duas escolas da rede estadual e duas da rede municipal, todas necessitam passar por reformas para receber os alunos ao fim da pandemia.
Thiago Timo, durante esses três meses ainda iniciou a reforma do prédio da prefeitura, que era uma das solicitações dos servidores municipais e além disso construiu a pista de caminhada nas proximidades do hospital para beneficiar a população.
“Essa reforma era um dos pedidos dos servidores e acredito que em breve vamos terminar essa obra na prefeitura. A respeito da pista, eu queria mesmo era construir uma pista de caminhada na entrada da cidade com um trabalho de urbanismo, já pedi apoio ao deputado Max Russi para me ajudar a revitalizar a entrada de Torixoréu”.
O prefeito também declarou que pretende iniciar ainda durante seu mandato iniciar a obras na pista de caminha na entrada da cidade, construir uma academia da saúde e um complexo esportivo para atender a população. Timo afirma que ainda deseja reformar a feira coberta e o clube Izabel Campos.
Thiago também agradeceu ao governo Mauro Mendes a respeito das obras na MT-100 que seguem a todo vapor. Segundo ele, em breve os trechos que ligam Torixoréu à Barra do Garças e à Ribeirãozinho finalmente estarão prontos, para o alivio da população e principalmente dos produtores rurais que dependem dessas rodovias para o escoamento da produção.
Outro ponto que o prefeito destacou foi a questão da previdência municipal "fizemos um esforço que não fácil mas conseguimos colocar em dia foi a FAPET (Fundo de Previdência dos Servidores de Torixoréu). Tiago disse que sofreu muitas críticas, pois quando passou a administrar o município teve enxugar a máquina (demissões), mas a ação surtiur resultados positivos e, hoje consegue pagar os compromissos principalmente a folha de pagamento dentro do mês.
O prefeito também restaurou a pista de caminhada na área central da cidade, mas disse que quer construir uma outra na para Ribeirãozinho próxima na praça recém inaugurada, "minha intenção é fazer o melhor para o povo de Torixoréu viver com mais qualidade de vida, eles merecem", concluiu.