CIDADES Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 10:12 - A | A

18 de Setembro de 2023, 10h:12 - A | A

CIDADES / rumo à sustentabilidade

Projeto promove capacitação de agentes ambientais Xavante na aldeia Namunkurá

A iniciativa recebe apoio do Pacto Regional de Barra do Garças Produzir, Conservar e Incluir (PCI)

Da Assessoria



De 18 a 22 de setembro, a aldeia Namunkurá do Povo Xavante, situada na Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças, sediará o segundo módulo do ciclo de Capacitação de Agentes Ambientais A´Uwe Uptabi - Estruturante Xavante. Este projeto tem como objetivo principal contribuir para a visão Xavante sobre a gestão territorial e ambiental de seus territórios, bem como para o bem-estar das comunidades, promovendo uma reflexão sobre como agir para garantir a sustentabilidade dessas áreas.

A iniciativa recebe apoio do Pacto Regional de Barra do Garças "Produzir, Conservar e Incluir", cujo foco reside no aumento da qualidade e produção sustentável das cadeias produtivas, do turismo rural e do etnoturismo, aliados à preservação e conservação ambiental, com o intuito de estabelecer Barra do Garças como um exemplo de município sustentável. O que é alcançado por meio do incentivo a políticas públicas sustentáveis, implementação de projetos e captação de recursos para a integração de pequenos, médios e grandes produtores.

Além do PCI, o segundo módulo do ciclo de Capacitação de Agentes Ambientais A´Uwe Uptabi - Estruturante Xavante conta com o apoio de outras instituições, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira (PODALI), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Olhar Etnográfico e REM Mato Grosso.

Este encontro proporcionará a capacitação de 26 agentes ambientais oriundos de nove terras indígenas, incluindo Marãiwatsédé, Pimentel Barbosa, Areões, Complexo Parabubure/Chão Preto/Ubawawe, São Marcos, Sangradouro/Volta Grande e Marechal Rondon.

O segundo ciclo de capacitação de agentes ambientais será encerrado em 22 de setembro com a realização de uma feira de sementes e a entrega do Prêmio PODALI. Este evento representa mais um passo na promoção da sustentabilidade e conservação ambiental, além de fortalecer o conhecimento e a participação dos povos Xavante na gestão de seus territórios.

Conheça o Pacto Regional de Barra do Garças Produzir, Conservar e Incluir (PCI)

A estratégia Produzir, Conservar e Incluir é uma iniciativa do Governo do Mato Grosso lançada na Conferência do Clima de Paris, em 2015, como um instrumento de gestão e de promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável no estado. Desde 2019, por meio de parceria entre a The Nature Conservancy (TNC), Instituto PCI, Iniciativa Para o Comércio Sustentável (IDH) e Prefeitura Municipal de Barra do Garças, começou a ser criado um modelo de governança para replicar a iniciativa estadual no município de Barra do Garças-MT.

Em junho de 2019 foi assinado o Memorando de Entendimento com a participação de 44 instituições com representações local, regional e estadual. Em dezembro do mesmo ano foi aprovada a Lei Municipal 4.156, que oficializa a criação do Programa, que faz parte do Conselho e do Fundo da iniciativa Produzir, Conservar e Incluir no Município de Barra do Garças, definindo detalhes sobre a gestão, planejamento e execução do programa.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Egresso do Sistema


Comente esta notícia