GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023, 10:28 - A | A

23 de Outubro de 2023, 10h:28 - A | A

GERAL & ECONOMIA / ECONOMIA

Cinco dicas utilizar o décimo terceiro salário de forma eficiente

Especialista orienta como aproveitar melhor a renda extra que chega no fim do ano

Da Assessoria



Quem trabalha em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) recebe junto à remuneração de novembro e dezembro um valor equivalente ao décimo terceiro salário. Mas, a pergunta que sempre fica no ar é: qual a melhor estratégia financeira para usá-lo?

Comprar presentes de Natal, investir em renda fixa ou guardar o dinheiro em uma caderneta de poupança? De acordo com o coordenador do curso de Administração da Unic Beira Rio, Ederaldo Lima, é importante cautela com o uso do valor extra, analisando com calma o que fazer, já prevendo 2024.

“A organização financeira é essencial para o bem-estar e alcance dos objetivos. É um processo que envolve acompanhamento de despesas, planejamento de orçamento e alocação adequada de recursos”, orienta.

Além de destinar o dinheiro ‘extra’ para liquidar contas pendentes e evitar o aumento da dívida e juros gerados pelo atraso, outras maneiras de utilizar bem o valor extra são: quitar as dívidas, pagar as contas do início do ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), fazer investimentos ou poupar parte do dinheiro.

“É preciso utilizá-lo de forma saudável. Um aspecto da organização financeira, muitas vezes crítico, é a criação de uma reserva de emergência. Isso garante maior segurança em casos de gastos inesperados, como problemas de saúde ou reparos não planejados”, orienta.

O coordenador do curso elencou cinco dicas cruciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente.

1. Dívidas

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar um abatimento das dívidas na hora da negociação.

2. Contas do começo do ano

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, utilize o recebimento de novembro e dezembro para começar 2024 com uma folga no orçamento.

3. Reserva de emergência

Ter um fundo para imprevistos é fundamental para deixar a cabeça tranquila. Nunca se sabe quando vai ocorrer uma doença na família ou a perda de um emprego. Por isso, aproveite o salário extra para iniciar um “fundão”. O ideal é que se tenha um valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais.

4. Investimentos

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro.

5. Presentes

Se ainda assim você é daqueles que não consegue ficar sem gastar na época em que mais se presenteia, busque promoções. Aproveite promoções e antecipe as compras, utilize apenas uma parte do valor recebido para os presentes. 

“O cidadão precisa criar a ideia de potes, isso tem sido falado muito na área de investimentos, o que são potes? São locais onde o seu dinheiro pode estar alocado de uma forma segura e que ainda te traga rendimentos, temos vários potes, do investimento, dos presentes que pode ser chamado de lazer e de segurança, o ideal é que o cidadão em períodos de festas e de gastos além do normal que pense nisso nos potes e não aloque o que seu capital em um local só”, finaliza o especialista. 

Sobre a UNIC    

Fundada em 1988, a Universidade de Cuiabá (Unic) foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. A instituição possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina, muito conceituado, oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

 Hotel Natal



Comente esta notícia