BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023, 15:06 - A | A

25 de Janeiro de 2023, 15h:06 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Passagem conturbada

Coordenador regional da Funai em Barra do Garças que se envolveu em agressão a indígena é exonerado

O capitão da reserva Álvaro Carvalho Peres está entre os 43 chefes regionais e nacionais que foram removidos de seus postos

João Pedro Donadel
Da Redação



O coordenador da regional Xavante, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Barra do Garças, Álvaro Peres, está entre os 43 chefes regionais e nacionais exonerados na última segunda-feira (23).

As baixas foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União, na segunda-feira (23) e assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Peres estava na chefia da coordenadoria desde outubro de 2020. O capitão da reserva do exército, durante o período a frente da regional Xavante se envolveu em diversas polêmicas, incluindo agressão do cacique José Maria Paratse. Na época, o ex-coordenador foi afastado pela Justiça por 30 dias.

Além deste caso, o nome de Peres ainda apareceu no noticiário diversas outras vezes, como na reportagem do Intercept Brasil, em parceria com o site O Joio e O Trigo, em que um áudio, tenha afirmado durante uma reunião fechada que o presidente da Funai, Marcelo Xavier, pretendia legalizar o garimpo e extração de madeira em terras indígenas.

O capitão também esteve envolvido em um projeto de plantio de soja, milho e arroz dentro da Terra Indígena Sangradouro.

Só que as polêmicas de Peres não se resumem apenas a exploração da terra ou agressão ao cacique Xavante. Em maio de 2022 o ex-coordenador se envolveu em um acidente com o veículo oficial da Funai, na MT-100, entre Barra do Garças e Araguaiana. Apesar de negar estar no acidente, funcionários, que por medo de represálias não se identificaram, repassaram as informações que o próprio Peres havia enviado em um grupo de servidores. “No mesmo dia acontecia um show sertanejo na cidade que ele estava indo e o horário do acidente intrigou muitos de nós”, disse.

Indicado no governo Bolsonaro ao cargo, Álvaro Peres deixa a coordenadoria. Quem assume, interinamente é Gabriel Gomes Muria.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Secom-MT

Pref BG Dengue Janeiro 2023

 

Comente esta notícia

Marcelino Jose de Figueiredo Neto 26/01/2023

O governo Lula deve colocar na FUNAI, pessoas que entendam da causa indigena e procurar legalizar suas terras e protege-las pra que não sofram acão de grileiros e garimpeiros.

positivo
0
negativo
0

Sergio Pereira Bonalumi 26/01/2023

Mais um dos muitos saqueadores da funai que o bozo colocou pra acabar com os indigenas

positivo
0
negativo
0

Lúcio Vilharva 26/01/2023

Militares que foram coniventes com a barbárie e genocídio do povo yanomami pela ganância! Devem ser punidos severamente como manda a lei.! É inaceitável o que fizeram esses servidores exonerados!! Justiça aos nossos irmãos yanomami!!!

positivo
0
negativo
0

3 comentários