Da Assessoria | Samatha dos Anjos
A coordenadora Lúcia Voltan Ribeiro do Centro Juvenil São João Batista de Poxoréu (MT), nesta terça-feira (2), recepcionou o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) para apresentar as ações desenvolvidas e a estrutura da instituição. A unidade que é mantida com o apoio financeiro da Missão Salesiana conta também com a ajuda de convênios e doações para atender crianças, adolescentes e jovens. O vereador Leônidas Machado (PDT) e Adelson Martins também participaram do encontro.
Lúcia explica que a direção do Centro Juvenil foi conduzida por padres da comunidade salesiana até 2014. “Eles deixaram a direção. Mas, eles sempre estão juntos. Eles pagam os salários da pequena equipe administrativa, como eu, monitores e assistente social”, explica.
A coordenadora apresentou ao deputado toda a estrutura da unidade que possui salas de aula, campo de futebol com quadra coberta, refeitório, salões, entre outros espaços para a promoção de teatro, dança, esporte, informática e atividades de lazer para cerca de 300 cadastrados com idade entre 6 a 18 anos.
Projetos
O Centro Juvenil conseguiu recurso do município, por meio da Lei Aldir Blanc, e tem um convênio de serviço de conveniência para atender 100 crianças pela Prefeitura de Poxoréu. “Nós começamos um projeto fora daqui, em outro bairro, mas com a pandemia, paramos. É uma zona bem necessitada. Ano passado tinha montado um projeto para começar com os povos indígenas. Tem uma realidade de êxodo de índios das aldeias que vem para cidade. Eles precisam de apoio, pensei em oferecer cursos de português e matemática”, detalha Lúcia.
Muito interessante o espaço, me coloquei à disposição da entidade caso precise de apoio aos projetos sociais que praticamente preparam os cidadãos do futuro que são crianças, adolescentes e jovens
“Muito interessante o espaço, me coloquei à disposição da entidade caso precise de apoio aos projetos sociais que praticamente preparam os cidadãos do futuro que são crianças, adolescentes e jovens. Além das atividades que promovem, pregam a religiosidade para o público atendido”, posiciona Claudinei.
Além do atendimento de segunda a sexta, nos três períodos do dia, a coordenadora frisa que aos finais de semana deixa a unidade aberta para proporcionar um momento de lazer para a população em geral. Ela comenta que antes da pandemia, eram realizados campeonatos e torneios, eventos como Natal com as crianças, festa de Dom Bosco, Via Saca com encenação, entre outros.
Com existência de quase cinco décadas, o Centro Juvenil São João Batista está ligado à Missão Salesiana que é uma organização não governamental, beneficente, católica de assistência social.
Assessoria
Deputado conhece a estrutura do Centro Juvenil de Poxoréu