Neiriane Santos
Da Redação
Durante a reunião entre os Consórcios Intermunicipais de Araguaia e o governo do Estado, que aconteceu na última sexta-feira (12), em Água Boa, o vice-governador Otaviano Pivetta lançou o novo projeto da rota alternativa do Contorno Oeste, pela BR 158.
O prefeito Abmael Borges (PL), do município de Vila Rica, considerou que o novo contorno deve ajudar economicamente a região do Xingu, mas pediu ao governo que agilize as obras do Contorno Leste.
O novo Contorno Oeste, chamado de Rota Alternativa, partirá da localidade do Alô Brasil, no município de Bom Jesus do Araguaia até Canabrava do Norte pela MT-109, a “Estrada do Guardanapo” e dará acesso a Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e São José de Xingu.
“Estamos esperando por isso há 40 anos, essa é uma região de muita produção e não pode mais continuar do jeito que está, ontem quando chegamos no fim do asfalto e na estrada de terra tinha no mínimo 300 carretas enfileiradas. Passa diariamente por essas estradas 1500 carretas, não tem como ficar dessa forma”, afirmou Abmael sobre a MT-322.
O novo trajeto deve ajudar os municípios com o escoamento de grãos e consequentemente com o desenvolvimento econômico desses municípios, mas deixa de fora da rota os as cidades de Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio.
Abmael reforçou que as outras rotas também precisam ser concluídas para que haja integração entre os municípios. “Precisa acontecer o Contorno Leste passando por Serra Nova Dourada, para o escoamento de grãos e principalmente pela integração daquela região, não tem como deixar fora essa discussão, aquela região no período chuvoso fica isolada, vira atoleiro”, concluiu.
Veja também: Prefeitos do Araguaia ficam apreensivos com anúncio de rota alternativa
Veja também: Janailza comemora pavimentação das MTs 109 e 322