Da Redação
Semana7
Em concorrida solenidade e com a presença de mais de duas mil pessoas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou na manhã de 26 de setembro, no Parque de exposições de Porto Alegre do Norte (a 1.022,8 km de Cuiabá via BR 158 e MT 020), a ordem de serviço do primeiro lote de 12 km de asfalto (de um total de 190 km) que formam o Contorno Leste da reserva Xavante Marãiwatsédé.
Prestigiaram a solenidade o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, o governador Mauro Mendes (UB), secretários de seu governo, deputados estaduais, prefeitos de várias cidades da região do Araguaia, da bacia do Xingu, secretários municipais, vereadores, empresários de vários segmentos da economia local com destaque aos ligados ao setor de agronegócio.
Entre centenas de políticos que acorreram à ordem de serviço assinada por Renan Filho, estava o vereador por São Félix do Araguaia Thiago Cavalcante – Thiago do Posto (SD) que também elogiou a parceria entre o ministro do governo Lula com o governador Mauro Mendes, de quem faz parte da base aliada em sua cidade (localizada a 1.040,8 km ao nordeste de Cuiabá – via MT 020).
Ao analisar as situações de várias estradas de sua região, Thiago do Posto disse que a luta “tem sido difícil, árdua” e que em sua análise “gerou resultados” e mencionou uma frase de um morador de sua região (sem citar o nome): “O progresso não anda por estrada de chão, mas em estrada pavimentada”.
Otimista em relação à pavimentação asfáltica, o vereador disse acreditar no empenho de Mauro Mendes, assim como do governo federal. “Quando se destrava uma coisa, as outras consequentemente vêm atrás. Esse Lote A [12 km] é o marco inicial para o Contorno [Leste] e benefício para o Araguaia”.
Asfalto na BR-158
Durante o evento de lançamento da ordem de serviço, o ministro Renan Filho destacou a importância da parceria com o Governo de Mato Grosso para a conclusão das obras de asfalto não só em seu principal eixo, a BR 158, assim como de outras rodovias federais (a 242 e 088) que cortam a região do Araguaia.
O Contorno Leste vai garantir, de início, a ligação direta das cidades de Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada e, além desses aqueles que dependem do asfalto da158 a exemplo de Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.
Segundo Renan Filho, Mato Grosso é o principal produtor de alimentos do país. "O progresso de Mato Grosso está vinculado às rodovias. Com a PEC da Transição, ampliamos de 250 milhões para 1,1 bilhão de reais os recursos para essas obras. Temos recursos e temos diálogo", disse ele.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
