Da Redação/Ronan de Sá
A Secretaria de Saúde de Confresa confirmou ontem 6, que irá monitorar a família do rapaz que foi testado positivo com o novo corona vírus (Covid-19), que está em isolamento na cidade de Canarana.
Segundo informações apuradas pelo Semana7, esse homem com idade de 19 anos, teria vindo de Canarana para Confresa para participar do funeral de um parente, e por isso, toda sua família será monitorada.
A Secretaria de Saúde de Canarana informou ao site local O Pioneiro que o paciente é morador do bairro Nova Canarana teria visitado Confresa e retornado dia 29. Dia 31, ele procurou uma unidade de saúde com sintomas leves. Um teste rápido teria sido feito e constatou o contaminação. A partir daí um exame de contra prova foi enviado à Cuiabá para o Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen), que testou positivo.
O paciente fazia parte dos casos suspeitos. Outros cinco resultados de exames retornaram nesta segunda-feira para Canarana e todos negativos. A Secretaria de Saúde de Confresa já foi comunicada sobre o trânsito no município de paciente confirmado. “Iremos monitorar essa família”, disse que Fernanda Santos, secretária de Saúde de Confresa.
Em Canarana “a equipe responsável já foi comunicada e começaram a seguir os protocolos padrão. Desde o dia 31 esse paciente, que assinou o termo esclarecido sobre a questão do isolamento que ele deveria ter até chegar o resultado do exame”, pontuou o secretário de Saúde, Ruberlan Rezende. O paciente apresenta sintomas leves, não foi hospitalizado e um trabalho de investigação de lugares e pessoas com quem teve contato teve início.
Em coletiva, na tarde de ontem, Ruberlan disse que houve certo relaxamento da população quanto aos cuidados necessários, que podem ter contribuído para o contágio do vírus. “Estamos sofrendo muita pressão, inclusive, de alguns estabelecimentos para abrir de forma desorganizada e voltar ao seu ritmo normal”, afirmou.
O secretário, que reforça as medidas de prevenção, por exemplo, como o uso de álcool em gel, evitando aglomerações e, se possível, manter isolamento, “a gente sabe que infelizmente temos o primeiro caso no Vale do Araguaia e, provavelmente, vão ter novos casos”, concluiu.
Em áudio, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Canarana, Alene Vitti, salienta que o registro do primeiro caso confirmado “acende um alerta para nós todos. Porque nós temos vários casos leves, que ainda não saíram resultado, que estão ‘sanzando’ pela cidade. A equipe está fazendo acompanhamento de outros casos leves e que é sabido que pessoas não estão respeitando (o isolamento)”.
Em função da gravidade dessa pandemia mundial, a prefeitura de Confresa destinou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para receber pacientes com o COVID-19. Segundo o médico plantonista Erlon Leal, o município conta com cinco ventiladores (respiradores mecânicos), e numa ação entre a Câmara de Vereadores e empresários locais, viabilizaram mais sete, totalizando 12, deste, cinco estão no Hospital Municipal, sete estarão na UPA, que conta com equipes 24 horas por dia prontas para atender casos graves.
Confresa teve um caso suspeito de COVID-19, mas descartado após exames e que confirmou pneumonia.