SAÚDE Sexta-feira, 12 de Maio de 2023, 15:24 - A | A

12 de Maio de 2023, 15h:24 - A | A

SAÚDE / BARRA DO GARÇAS

Saiba onde procurar atendimento médico pelo SUS de acordo com sua necessidade

Segundo Secretaria de Saúde de Barra do Garças, a procura adequada conforme a necessidade do paciente reduz a espera e potencializa os atendimentos

Secom-BG



Em Barra do Garças, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal oferecem atendimento gratuito em saúde para a população, mas cada unidade realiza atendimento de classificações distintas. A procura adequada de cada unidade, segundo a necessidade do paciente, reduz a espera e potencializa os atendimentos, explica a Secretaria Municipal de Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde atendem casos de baixa complexidade e são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), absorvendo cerca de 80% das demandas de saúde da população. 

Nessas unidades são realizadas consultas médicas e odontológicas, atendimentos de enfermagem, encaminhamentos para outros serviços, vacinação, acompanhamentos de pré-natal, de hipertensos, diabéticos e muito mais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Vale ressaltar que a UBS Santo Antônio III conta com atendimento noturno, das 18h às 23h59. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é direcionada para atender os pacientes em situação de urgência e emergência, ou seja, os serviços de média complexidade. Por isso, os pacientes devem se dirigir até a UPA em casos de acidentes, fraturas, infarto, falta de ar intensa, queimaduras, etc.

A UPA realiza atendimentos 24 horas, e avalia o paciente de acordo com a classificação no Protocolo de Manchester, nos níveis: Vermelho (emergência - atendimento imediato); Laranja (muito urgente - atendimento em até 10 minutos), Amarelo (urgente - atendimento em até 60 minutos); Verde (pouco urgente - atendimento em até 120 minutos); Azul (não urgente - atendimento em até 240 minutos).

Já o Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, também com funcionamento 24 horas, é direcionado para atendimentos de média e alta complexidade, mas voltado para pacientes encaminhados pela UPA, realizando cirurgias eletivas, obstétricas, ortopédicas, entre outros serviços. No local, apenas o setor da maternidade atende as pacientes sem encaminhamentos.

De acordo com o Secretário de Saúde, Adilson Tavares, é necessário que os pacientes procurem o local adequado para não sufocar o atendimento das unidades. “Na UPA, por exemplo, há muitos pacientes em casos pouco urgentes ou não urgentes que poderiam ter se dirigido primeiramente a alguma UBS para receber o atendimento médico. Como o paciente opta por ir na UPA, o atendimento acaba se prolongando um pouco mais”, finalizou o secretário.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Hotel Paiagues 728

 



Comente esta notícia