BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

VARIEDADE Domingo, 06 de Novembro de 2022, 17:40 - A | A

06 de Novembro de 2022, 17h:40 - A | A

VARIEDADE / COPA DO MUNDO

Tite muda estratégia e desiste de falso 9 na seleção

A comissão técnica chegou à conclusão de que essa não é a melhor estratégia de jogo para a seleção

FolhaPress



No campinho tático pregado na parede da sala de Tite na sede da CBF já está tudo bem desenhado: o jeito como a seleção brasileira arma suas jogadas e ataca os adversários tem em Neymar uma figura fundamental. Mas a variação já testada pelo treinador de usar seu camisa 10 como um atacante mais adiantado está fora dos planos para a Copa do Mundo 2022.

Ao longo das Eliminatórias Sul-Americanas, Tite testou uma formação que tinha Neymar e Lucas Paquetá na faixa central do ataque. Neymar, às vezes, virava o jogador mais adiantado do time, fazendo a função de falso 9 e alternando essa condição com Paquetá. Por muito tempo, pareceu a escalação que seria usada no Qatar. Assim mesmo, sem um centroavante de ofício.

Mas a comissão técnica chegou à conclusão de que essa não é a melhor estratégia de jogo para a seleção. O motivo é que Tite teme que o camisa 10 vire "presa fácil" para a marcação.

A proposta para o ataque do Brasil -o que Tite chama de "organização ofensiva"- passa muito por ter como centroavante algum jogador de características mais próximas com a ideia de dar profundidade ao time. Ou seja, empurrar o adversário para sua própria área, e assim proporcionar liberdade criativa e espaço para os jogadores mais técnicos, como Raphinha, Vini Jr, Antony, Rodrygo e o próprio Neymar.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Piracema_728

 

Comente esta notícia