Da Redação
Durante o podcast ‘Depoisdas7’, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), revelou que existe um estudo de viabilidade de um projeto do Governo de Mato Grosso para concessão de serviços do Parque Estadual Serra Azul à iniciativa privada.
“Existe um estudo para a privatização do Parque Serra Azul, pelo menos parte dele, para ser feito pelo Governo do Estado”, disse o gestor.
O Parque trata-se de uma unidade de conservação, é preciso licenças específicas para operar em qualquer serviço dentro da unidade
Ao Semana7, a secretária municipal de Turismo, Jessika Hirata, explicou que a ideia é conceder a prestação de alguns serviços do Parque, mas que, existem circunstâncias jurídicas e a viabilidade econômica para serem avaliadas. “O Parque trata-se de uma unidade de conservação, é preciso licenças específicas para operar em qualquer serviço dentro da unidade”, disse.
A responsável pela pasta ainda ressaltou que, caso aprovada a proposta de concessão, a área de conservação ambiental continuaria sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Ainda segundo Hirata, o Governo de Mato Grosso teve a percepção de manter a unidade como estadual por “questões de professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Nova Xavantina (Unemat) manterem estudos dentro do Parque”.
A concessão de serviços dentro da unidade de conservação ambiental trata-se de um modelo que vem sendo realizado por vários governos, na qual a iniciativa privada poderá investir, por exemplo, em transporte turístico na localidade, instalação de estabelecimentos para venda de alimentos e a construção de outros tipos de equipamentos turísticos.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Maria Celeste SAAD Guirra 17/02/2023
Acho absurda a possibilidade de privatização do Parque Serra Azul! Por que a Prefeitura não estuda formas de aproveitá-lo, sem entregar à iniciativa privada? Depois dessa, o que mais será privatizado? As Águas Quentes?
1 comentários