BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 29 de Março de 2023, 12:05 - A | A

29 de Março de 2023, 12h:05 - A | A

CIDADES / saúde indígena

Desnutrição de crianças Xavante no Araguaia lembra crise Yanomami; vídeo

Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho, trouxe à tona situação durante posse do novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena - Xavante

Da Redação



Semana7

salgadinho - nova nazaré

 Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho - Salgadinho

Após o cenário de crise humanitária na maior reserva indígena do país, a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, o prefeito João Teodoro Filho – Salgadinho (PSDB), de Nova Nazaré (a 785 km de Cuiabá), expôs casos de desnutrição em crianças indígenas de aldeias no município localizado na região Araguaia. A situação veio à tona durante a posse do novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena - Xavante (DSEI-Xavante), Bruno Tserebutuwe Tserenhimi'rãmi, nessa segunda-feira (27).

De acordo com Salgadinho, desde que assumiu a prefeitura de Nova Nazaré, em 2017, há um sentimento de abandono do governo federal e de falta de recursos ao povo Xavante, mesmo com estruturas da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em Barra do Garças (MT).

“Eu estou com um caso agora na aldeia Tangará da Serra de uma criança desnutrida de 12 anos que não chega a pesar 10 quilos. Fizemos algumas ações, mas, infelizmente, o município é pequeno”, disse o gestor municipal.

Ele afirmou esperar que o novo coordenador do DSEI da região defenda o povo Xavante e use o cargo para promover o bem da população indígena.

Informado sobre a situação, o coordenador do DSEI-Xavante, Bruno Tserebutuwe, disse que solicitará, dentro de sua atuação, que as equipes multidisciplinares que atuam na região façam levantamento de todos os casos.

“Podemos buscar parcerias com o próprio município que colocou isso e apresentarmos como iremos trabalhar para evitar casos de desnutrição não só naquela região, mas em todos os municípios onde os xavantes estão localizados”, afirmou Bruno Tserebutuwe.

Veja a entrevista abaixo:

Ainda em janeiro desse ano, o Ministério Público Federal (MPF) abriu dois inquéritos civis para apurar a atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante - DSEI Xavante e da Coordenação Regional Xavante - CR Xavante, nos municípios de Barra do Garças (MT) e Campinápolis (MT), frente “ao alto índice de internações e de recidivas de internações decorrentes do cenário de desnutrição infantil de indígenas”, conforme trecho de duas portarias assinadas pelo procurador da República, Everton Pereira Aguiar Araújo.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Violência Contra a Mulher 728

 



Comente esta notícia