João Pedro Donadel
Da Redação
Desde segunda-feira (9) o prefeito José Elias (Pros) de Aragarças atende em Gabinete Itinerante, na escola Laurita Martins a população dos bairros de Aragarças.
Nessa quinta-feira (12) o prefeito recebeu o presidente do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (Compod) Fabrício Burjack e o representante do Centro de Reabilitação Anjos da Guarda, Themison Tavares, que estarão ofertando no próximo sábado (14), no programa Prefeitura nos Bairros, 50 vagas para tratamento voluntário e involuntário para dependentes químicos em clínicas especializadas no estado de Goiás.
Com um banner contra o crack, com os dizeres “O crack devora tudo o que você tem, a começar pela cabeça” os três anunciaram as vagas que serão ofertadas nesse sábado.
Só o Brasil representa 20% do consumo mundial de crack, e é o maior mercado da droga no mundo. No País, aproximadamente dois milhões de pessoas já usaram a droga, segundo a pesquisa mais recente do Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), realizado em 2012 pela Unifesp.
Ivan Mario Braun especialista do IPq (Instituto de Psiquiatria) do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), autor do livro Drogas, perguntas e respostas, afirma que o crack tem efeitos extremamente nocivos ao organismo. Uma das piores consequências é conhecida como “pulmão de crack”. "É quando a pessoa tem o comprometimento do tecido pulmonar. É muito agressivo. Acaba corroendo as vias respiratórias e pode até levar à morte, mas, antes de prejudicar a respiração, os efeitos são febre, falta de oxigênio no sangue, insuficiência respiratória e catarro na garganta" diz.