Kayc Alves
Da redação
A Câmara de Vereadores de Montes Claros de Goiás pode receber, ainda em agosto, o projeto de lei que estabelece plano de carreira e salário dos servidores municipais. A previsão é do presidente da Câmara, Jucelio Maciel (PP), que revelou, ao Semana7, conversações sobre a matéria com o prefeito Antônio Cícero (MDB). Proposta pelo Executivo, o dispositivo legal busca valorizar a remuneração dos profissionais do município, há anos defasada.
Para o presidente Jucelio, já passou da hora de o município proporcionar a valorização dos servidores. Ele afirma que esse é o mais importante projeto do ano, que deve concentrar uma análise minuciosa dos vereadores e advogados da Câmara. “A gente quer e vai fazer um trabalho bem feito em cima disso, para que a gente vote com consciência, conhecendo a matéria.”
O presidente revela que, há anos sem correção, a defasagem dos salários dos servidores chega a 167%. “Hoje o motorista de ônibus aqui ganha 900 reais, ganha mais um pouquinho por causa da gratificação. É muito pouco para um motorista. Também é muito pouco para um operador de máquina ganhar 900 reais.”
A aprovação do projeto não deve sofrer obstáculos na Câmara e a orientação da mesa diretora da Casa provavelmente será pelo voto favorável. “A gente quer fazer isso. Acho que todos os vereadores são favoráveis, sabem a necessidade de cada servidor”, afirma Jucelio.
A proposição de concurso público também deve entrar em pauta em breve. De acordo com o presidente da Câmara, é interesse do município realizar uma seletiva de novos servidores ainda este ano.