Folha Max
Duas enfermeiras de Várzea Grande foram filmadas com atitudes suspeitas, durante uma vacinação contra a Covid-19 que está sendo realizada no Ginásio do Fiotão, na região central da cidade. As imagens foram gravadas no sábado (19) pela familiar de um cidadão que recebia a vacina.
No vídeo, é possível ver que as enfermeiras trocam a seringa com a dose da imunização por outra, aparentemente vazia. O vídeo foi gravado por um familiar do senhor que estava sendo imunizado. As enfermeiras brincam com a troca de seringas, mesmo sabendo que estão sendo filmadas. Questionada sobre qual seria a vacina, uma das enfermeiras diz que se trata da Astrazeneca.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, junto com os vereadores Mauro da Saúde (PSB) e Ivan dos Santos (PRB), gravou um vídeo para explicar a situação. No vídeo, ele diz que o caso já foi resolvido e a enfermeira afastada. "Reconhecemos que a nossa enfermeira não fez a troca da vacina. Esta enfermeira já foi afastada, mas terá o direito também de se pronunciar, de se defender. Não podemos condenar ninguém", frisou.
Gonçalo afirmou que houve um equívoco de informações. Explicou que a família solicitou que a dose fosse inserida na seringa naquele momento, sendo que a enfermeira já havia dito que, para dar agilidade ao trabalho das profissionais, dentro da caixa térmica haviam seringas já com as doses aspiradas, prontas para serem aplicadas.
O senhor que aparece no vídeo foi contatado e solicitado a retornar para o local para que fosse feita nova imunização, caso a família tivesse dúvidas. Porém, segundo o secretário, a própria família disse que não havia necessidade, uma vez que o senhor apresentou sintomas de reação da vacina. "Ele não tinha dúvida nenhuma de que tomou a vacina. Apenas questionou a atitude da enfermeira de não aplicar a dose que havia acabado de ser aspirada", colocou o secretário.
O secretário, porém, afirmou que o paciente será submetido, em duas semanas, a um exame para assegurar que ele já possui anticorpos para a Covid-19. "Ele diz que não tem dúvidas de que se vacinou, mas se quiser vamos fazer o exame".