As matrículas na rede municipal de ensino estão abertas, porém, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, a procura dos pais para matricularem os filhos está abaixo do esperado. Em um levantamento junto ao Posto de Saúde do município, ao todo são 195 crianças que poderiam estar matriculados na rede municipal, sendo: 45 crianças que tem idade para estarem no Jardim I, 70 do Jardim II, Pré I são 31 e Pré II, 49 alunos.
“Até o momento, apenas 64 alunos dessas faixas etárias estão matriculados, o que nos preocupa muito. As crianças por exemplo que tem idade para o Pré I e II, os pais precisam matricular, até porque famílias que recebem o Bolsa Família podem ter o benefício bloqueado se o filho não estiver na escola, ” disse a Secretária Municipal de Educação.
O artigo 4º da Lei nº12.796, de 4 de abril de 2013 diz que a educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade. E no artigo 6º, diz que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Esse período da Educação Infantil, é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois é focado com base lúdica em aprendizado significativo. Essas experiências serão essenciais para potencializar habilidades e competências futuramente exigidas nas próximas etapas da vida estudantil do aluno.
Devido a pandemia da Covid-19, as aulas na rede municipal serão on-line, e os alunos terão toda assistência para o aprendizado. Os pais devem procurar a secretaria escolar do Centro Municipal de Ensino Infantil Sagrado Coração de Jesus, para fazerem a matrícula.
Neste ano, a rede municipal de ensino também ofertará aos interessados a Educação de Jovens e Adultos – EJA, no primeiro segmento, voltado para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não concluíram os estudos. Podem se matricular nesta modalidade, pessoas acima de 15 anos que por algum motivo não estudaram com a idade certa. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação com os documentos pessoais e um comprovante de endereço, sendo uma conta de luz.