GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023, 07:52 - A | A

01 de Novembro de 2023, 07h:52 - A | A

GERAL & ECONOMIA / CRIME AMBIENTAL

Fiscalização da Sema-MT apreende 136 kg de minhocuçu durante Operação Piracema

O minhocuçu é usado ilegalmente como isca por pescadores, mas a sua captura e venda são proibidas

Nayara Takahara
Sema-MT



A equipe de fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 136 kg de minhocuçu durante patrulhamento terrestre realizado no Distrito de Bom Jardim, em Nobres (a 121 km de Cuiabá). A ação ocorreu no âmbito da Operação Piracema, realizada no fim de semana.

O minhocuçu é considerado um animal silvestre e a captura e a venda dele são considerados crimes ambientais. Ele pode passar de 60 centímetros de comprimento.

A ação contou com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar e foi deflagrada após denúncias anônimas de captura de minhocas na região. Os infratores não foram encontrados no local. Ao todo, 785 minhocuçus foram apreendidos e devolvidos ao habitat natural.

O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024.

Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Ser Família Capacita


Comente esta notícia