GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 16:10 - A | A

21 de Março de 2024, 16h:10 - A | A

GERAL & ECONOMIA / entrevista

"O lixo tem tratamento mais digno do que animais de rua", afirma juiz de Barra do Garças

Declaração foi feita durante participação no podcast "Depoisdas7", na terça-feira (19)

Da Redação
Semana7



Durante participação no podcast Depoisdas7, nesta terça-feira (19), o juiz de Direito do Juizado Especial da Comarca de Barra do Garças, Fernando da Fonseca Melo, criticou a “visão atrasada” que as pessoas ainda possuem em relação aos direitos dos animais.

Segundo o magistrado, o assunto é um problema crônico nos municípios da Comarca de Barra do Garças. “O despertar para a causa animal não é fácil. Ele surge, vez ou outra, de forma espontânea ou quando você tem um gatilho. Eu mesmo, na condição de magistrado, me receio de não ter tido essa epifania no que diz respeito aos animais desde o início da carreira”, disse.

Fonseca Melo também fez comparações entre o tratamento destinado ao lixo e aos animais. “Recentemente proferi uma decisão com muita tristeza, obviamente, em que, se observarmos, o lixo tem um tratamento muito mais digno do que os animais que estão perambulando pela rua”, refletiu.

Ainda de acordo com o juiz, apesar de a Declaração Universal dos Direitos dos Animais ter sido criada em 1997, ela nunca foi implantada com o rigor necessário.

O documento possui 14 artigos, os quais reforçam que todos os animais são iguais perante a lei, devendo ser respeitados, protegidos e não explorados.

Confira a íntegra da entrevista aqui.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia

SARA CRISTINA NOGUEIRA 25/03/2024

Comentario idiota do ultimo a animal tem que ser tratado com respeito eles sao seres vivos com muito amor pra dar coisa que seres humanos pode passar a vida toda e nao aprende . se eles tao na rua e por culpa do ser humano eles nem sabe o que esta fazendo la passando fome friu sede e sofrendo pagando por algo que nao fez. O senhor antonio sergio nao sabe nem o que diz, comentario sem nocao coisa de quem nao tem amor no coracao

Geni machado 24/03/2024

Que o Senhor te abençõe Fernando da Fonseca Melo! Amo e defendo toda e qualquer espécie de animaisinhos

Gleyci Fernanda Camanho da Silva 24/03/2024

Gostaria de saber o que falta para Declaração dos Direitos dos Animais ser implementada com o.rigor necessário?

Luciana Siqueira 24/03/2024

Parabéns pelo grande conhecimento e explanação do Juiz. Precisamos cuidar dos nossos animais, eles merecem.

Sandra Rosalva de Souza 23/03/2024

Temos que continuar lutando por esses inocentes

Edna Moraes 23/03/2024

Acho um absurdo estamos retrocedendo Quando fazemos de tudo para salvar um ser vivente. Vem uma pessoa com essência do mal falar bobagens

Suely Ehrlich 23/03/2024

Os humanos fazem mal uns aos outros, quem dirá a vidas puras e indefesas?......Só se importam no q pode elevar sua imagem , ou dar votos, ibope, $.......vidas q não falam, votam , reclamam....prá q ver , rever leis q tratam com dignidade, respeito vidas q sofrem caladas?....nesse mundo o importante é status, orgulho, ganância, injustiça, ......prá q fazer o q diz sobre os direitos, se ninguém se importa , não querem saber, o egoísmo acima da lei......OS DIREITOS DOS ANIMAIS RESPEITO, AMOR, CARINHO, CUIDADOS, ETC......mas pelo jeito eles só têm tido o maus tratos, maldade, matança, serem usados pro humano ganhar $ sem esforço......leis não cumpridas.......passei várias vezes, denúncias maus tratos, e nem se deram ao trabalho de ir ao local.....até o mínimo do mínimo não se faz......mtos protetores, foram ser políticos e mtos deixaram de se importar com as vidas sem voz.....pq o dinheiro fala mais alto........já perdi mais de 20 \"filhos \", afilhados, .....tenho 12 e 1 cavalo....filhos abandonados, maus tratos.....cuidei de mtos mtos na rua, sempre fui chamada da louca......veja só...louca por amar, respeitar, sofrer junto, brigar em defesa........ESTÁ FALTANDO GENTE Q QUEIRA FAZER CUMPRIR TODA A LEI Q EXISTE EM DEFESA DAS VIDAS INOCENTES ,,, SEM VOZ....MAS Q QUEM AMA E RESPEITA CONSEGUE OUVIR E SENTIR O SOFRIMENTO E PEDIDOS DE SOCORRO E JUSTIÇA!????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Jamile Bahia 23/03/2024

Ele foi perfeito na sua colocação. Também não consigo entender como, a essa altura, quando, inclusive, já se sabe que muitos animais não humanos são seres sencientes, ainda tratamos as outras espécies dessa forma, sem respeito e sem compaixão.

ALVARO CARVALHO 22/03/2024

Eu sinto muito pelos animais e faço o que posso para ajudar. Resgatei 4 e se pudesse teria mais. E seguimos na luta diária. Parabéns ao magistrado! Este nunca me decepcionou.

Haina Almeida 22/03/2024

Infelizmente a realidade não só aqui na nossa cidade,mas em toda parte o Abandono e os Maus tratos aos Animais vem crescendo de uma forma absurda e a Maioria das vezes não Sabemos aonde recorrer.Deveria ser Tratado com mais seriedade esses casos.Muitos chegam em nossas cidades,adotam e depois abandonam e os Próprios donos ,seja mantendo os animais acorrentados dia e noite, doentes e sem tratamento adequado.Se não tem condições e Amor não os tenham.Deveria ter uma Campanha,um dia na Agenda sobre esse assunto.Os Animais não tem Vozes,por isso temos que Falar e Agir por eles. S.O S contra os Animais Abandonados e Mau tratados.

12 comentários

1 de 2
Última