BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 06 de Outubro de 2024

GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021, 14:30 - A | A

15 de Fevereiro de 2021, 14h:30 - A | A

GERAL & ECONOMIA / na pandemia

Celebrações de Quarta-feira de Cinzas na Igreja Catedral se adaptam às exigências sanitárias

Neste ano, o Vaticano determinou mudanças no rito de imposição das cinzas, a fim de evitar a infecção por coronavírus

Pe. Cristiano
Da Assessoria



Divulgação

celebração quarta-feira cinzas

 

As celebrações de Quarta-feira de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Guia, em Barra do Garças (MT), devido à pandemia do Covid-19, se adaptarão às exigências sanitárias e seguirão as orientações do Vaticano.

Segundo o padre Cristiano da Catedral Nossa Senhora da Guia: “A celebração da quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma e na Igreja no Brasil da Campanha da Fraternidade. A Quaresma mostra nossa condição de peregrinos e de pecadores, necessitados de mudanças profundas para sermos melhores filhos e filhas de Deus e irmãos de todos. Ao recebermos as Cinzas sobre nossas cabeças, nós nos lembramos de nossa condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas”, disse.

Neste ano, o Vaticano determinou mudanças no rito de imposição das cinzas, a fim de evitar a infecção por coronavírus. Para a colocação das cinzas na cabeça dos fiéis, os sacerdotes devem higienizar as mãos antes do rito e utilizar máscara de proteção. Ao contrário de anos anteriores, nada será dito durante a distribuição das cinzas.

Habitualmente, o rito dispõe que o padre, ao impor as cinzas sobre a cabeça dos fiéis, diga: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, ou “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás”. Desta vez, uma das frases será dita apenas uma única vez, de modo geral, no altar, longe dos fiéis.

Na Catedral Nossa Senhora da Guia, em Barra do Garças, tais orientações serão seguidas em todas as celebrações, isto é, às 08h, 18h, 19h30. Em todas, haverá o rito de imposição das cinzas.

As celebrações da Igreja Catedral estão sendo realizadas no Centro de Eventos da Catedral, local aberto e bem arejado. Tudo é muito bem higienizado e com distanciamento entre as cadeiras de acordo com os órgãos sanitários. No local tem pias, sabão e álcool disponível para a higienização. O uso de máscaras é obrigatório.



Comente esta notícia