Sesp-MT
Assessoria
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) recebeu na última semana uma comitiva do município de Novo São Joaquim, com lideranças do município e do Conselho Comunitário de Segurança Pública. O encontro se deu com a ida da coordenadoria até o município em 2020, fortalecendo ainda mais os laços entre Estado e Consegs.
Na ocasião, o coordenador da Polícia Comunitária da secretaria, tenente-coronel PM Sebastião Carlos, pontuou que o Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma realidade disponível a todos os municípios de Mato Grosso, porém a lei nº 10.931/2019 trouxe um reforço às leis federais, ao código civil e à Constituição Federal Brasileira quando tratar-se de segurança pública e participação efetiva da sociedade nesse contexto.
“Alguns Consegs optaram por continuar no modelo inicial e outros preferiram integrar ao rol das associações comunitárias, tornando-se entidades de direito privado e organização da sociedade civil, passando a captar recursos junto a entidades públicas e privadas para fortalecer ações e realizar investimentos na seara da segurança pública local. É um reforço gigantesco às instituições de segurança pública local”, destacou o coordenador.
O diretor financeiro do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município, Hernan Andrade Junio, destacou a diferença que fez para o município a presença da Polícia Comunitária da secretaria no local.
“Para nós de Novo São Joaquim, cidade distante de Cuiabá, foi de extrema e fundamental importância o deslocamento de vocês até o município para nos orientar, instruir e assessorar nas ações do nosso Conselho Comunitário de Segurança. Antes não sabíamos da força que temos, para junto com as forças de segurança local e em parceria com entidades, para conseguir avanços e implantar ações e projetos para melhorar cada vez a segurança pública do nosso município”, disse o representante do Conseg.
O mesmo benefício pode ser constatado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Leandro de Souza Silva. “Com a palestra que a coordenadoria fez no ano passado foi de fundamental importância para que Conseg, Câmara Municipal e Prefeitura pudessem pensar, caminhar e trabalhar juntos para melhorar cada vez mais nossa cidade. Hoje estamos mais unidos e fortalecidos para buscar esse apoio que as polícias do nosso município necessitam e merecem”, finalizou o representante do Legislativo Municipal.