João Pedro Donadel
Da Redação
A unidade do Ganha Tempo em Barra do Garças, localizada na Av. Salomé José Rodrigues, inaugurada em setembro de 2018 segue modelos das demais unidades espalhadas pelo estado, permitindo o gerenciamento dos serviços públicos, permitindo a descentralização, ocasionando em menor tempo em fila. Pelo menos, é a expectativa.
Após reclamações de alguns populares sobre a falta de agilidade nesse serviço, a reportagem do Semana7 visitou a unidade para averiguar se tais reclamações eram verdadeiras. O veredito ainda é impreciso, tendo em vista que os dados de tempo de atendimento que a agência possui não puderam ser liberados, aguardando aprovação de solicitação para coleta de informações junto à empresa responsável pela Parceria Público Privada da unidade, Rio Verde.
Para tentativa de ter o cenário real do tempo de espera, solicitamos uma senha para atendimento de 2ª via do Registro Geral (RG) feito pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Logo de cara, fomos informados que tal serviço disponibiliza de apenas 60 senhas diárias. No horário da solicitação, por volta das 15h20min, já haviam sido expedidas as senhas do dia. Mesmo com o atendimento sendo até as 18h, esse fato chamou atenção da reportagem.
Aguardamos a liberação de mais dados por parte da empresa para que possamos atentar ao tempo de espera na unidade barra-garcense que vem sofrendo com reclamações por parte da população. Como as senhas tem o horário de expedição e o horário quando são chamadas, há como fazer uma média de quanto tempo o cidadão de Barra do Garças vêm aguardando para ter seu atendimento na unidade Ganha Tempo na cidade.
Ganha Tempo Barra do Garças
Inaugurado em setembro de 2018, a unidade segue modelo das demais do estado. Em Barra do Garças são prestados cerca de 79 serviços, atendidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), MT-Prev, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Polícia Técnica, Infocentro, Procon, Secretaria Municipal de Assistência Social – Habitação, Secretaria Municipal de Finanças, Junta do Serviço Militar, Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Trânsito (Detran).
O modelo é executado por meio de Parceria Público Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa com prazo de 15 anos e é conduzido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). A empresa responsável é a Rio Verde. Mais informações sobre a unidade de Barra do Garças e demais unidades no estado, através do site.