BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 11 de Novembro de 2020, 14:41 - A | A

11 de Novembro de 2020, 14h:41 - A | A

GERAL & ECONOMIA / aulas pós-pandemia

Seduc: escolas vão oferecer máscaras, termômetros e álcool

Ensino presencial volta em fevereiro de 2021 na rede estadual, conforme calendário da Educação

Bianca Fujimori
Midia News



O secretário estadual de Educação Alan Porto garantiu que todos os protocolos de biossegurança serão adotados para o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais a partir de fevereiro de 2021. 

As aulas presenciais foram suspensas desde o dia 23 de marca para evitar o contágio pelo coronavírus. O ano letivo de 2020 se encerra no dia 18 de dezembro e retorna em fevereiro do ano seguinte com aulas presenciais e online, em revezamento de alunos para respeitar o limite de ocupação, e carga horária maior, com 1.120 horas de aula. 

Para isso, segundo afirmou Porto em entrevista a Rádio Centro América, o Governo irá destinar uma verba para adaptação com compra de materiais de higienização e proteção contra o coronavírus. 

“Todo o material de higienização, álcool em gel, toda a preparação da escola está sedo feita. As escolas irão receber um recurso para aquisição de máscaras, álcool, fazer a compra do termômetro”, disse. 

Além disso, as escolas irão adotar distanciamento mínimo de 1,5 metro em salas de aula, refeitórios e outros espaços comuns.

A temperatura dos funcionários e estudantes também será checada, com disponibilização de álcool em gel e distribuição de máscara para os alunos que estiverem sem. 

As unidades escolares, de acordo com o secretário, devem receber uma cartilha com instruções de como proceder nesse retorno às aulas ainda com a pandemia à espreita. 

“O mais importante nesse primeiro momento é ter o álcool em gel, ter máscara para o aluno, ter marcação dentro da sala de aula, como vai ser o refeitório, o atendimento na secretaria escolar, como o coordenador vai conversar com os professores, respeitar toda essa regra de distanciamento, todo mundo com máscara”, apontou Alan. 

Obras 

O secretário também disse que o Estado está realizando manutenção em 115 escolas durante a pandemia. Em janeiro, 12 serão entregues reformadas. 

Com o programa Mais MT, serão construídas mais 35 novas escolas, além de reforma de outras 40 e climatização em 300 unidades. 

“A gente sabe que com investimento em infraestrutura a gente melhora o atendimento para o aluno, professor, motiva ele, melhora o aprendizado dos alunos. Um ambiente adequado e climatizado contribui muito”, afirmou.

Comente esta notícia