BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 15:41 - A | A

16 de Outubro de 2019, 15h:41 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Cidades

Tremor de terra é registrado em cidade de Mato Grosso

Wesley Santiago
Olhar Direto



Um tremor de terra foi registrado na cidade de Pedra Preta (246 quilômetros de Cuiabá), no último dia 07 de outubro deste ano. O abalo sísmico, detectado por seis estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), atingiu 3 graus na escala de Magnitude Regional (mR).

O abalo sísmico é considerado de baixa intensidade, aconteceu longe do Centro e sem profundidade. Não foi relatado nenhum problema referente ao tremor de terra.

Mato Grosso tem diversos registros de tremores, mas eles são sempre de níveis baixos e dificilmente sentidos pela população. Como são considerados eventos muito pequenos na escala Richter, são praticamente imperceptíveis para os moradores.

Em dezembro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) apontou que o tremor de terra sentido por moradores de Cuiabá, foi de 3.2 graus na escala Richter. Posteriormente, houve um abalo secundário, só que mais fraco que o primeiro. Na ocasião, diversas pessoas relataram o susto com a situação.

A Serra do Trombador, que fica em Mato Grosso, foi o local em que houve o maior tremor de terra do país, em janeiro de 1955, quando foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou mortes e nem danos materiais.

Comente esta notícia