BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 22 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Terça-feira, 30 de Julho de 2019, 09:38 - A | A

30 de Julho de 2019, 09h:38 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Fauna

Turistas flagram botos "pescando" às margens do rio Araguaia

Nado em águas rasas e nas proximidades de bancos de área é característica do boto do Araguaia

G1 Mato Grosso



Dois botos foram vistos 'pescando' na tarde de domingo (28) às margens do Rio Araguaia, na região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Segundo especialistas, essa cena é comum na região.

Um vídeo gravado por Ana Gabriela Rodrigues Napolitano, 12 anos, mostra quando os botos se aproximam da praia para pegar os peixes que estão em volta.

A adolescente estava passando o final de semana em um rancho, com a família, quando eles se aproximaram. Segundo a mãe da menina, Jackeline Guimarães, essa não é a primeira vez que eles aparecem. "Dessa vez, ela estava na beira da água e eles chegaram bem perto, assim, minha filha conseguiu filmar", contou.

Segundo Dilermando Pereira, que é professor de ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Araguaia, nesta época do ano, com menor volume de água no rio, em razão da seca, os botos aproveitam a concentração de peixes em alguns poços, para se alimentar.

Ele explica ainda que esse comportamento de chegar perto dos bancos de areia é específica do boto do Araguaia, que é uma espécie diferente do boto da Amazônia.

"Essa é uma espécie genuinamente brasileira, adaptada ao ecossistema do Araguaia e que tem o costume de nada em locais mais rasos e a se aproximar dos bancos de areia", afirmou.

Ameaça de extinção

Porém, imagens tão bonitas quanto as do vídeo podem acabar, segundo o especialista. Isso porque o boto do Araguaia é uma espécie ameaçada de extinção.

Além do fato de existirem apenas cerca de 1500 exemplares da espécie, o que tem dificultado a reprodução, a instalação de usinas hidrelétricas e a construção das barragens no Rio Araguaia, também tem colocado a existência desses botos em risco.

 

Comente esta notícia