BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

JUSTIÇA Terça-feira, 31 de Março de 2020, 07:52 - A | A

31 de Março de 2020, 07h:52 - A | A

JUSTIÇA / FIM DA BUROCRACIA

MT aciona STF para AL deixar de aprovar licenças para hidrelétricas

Governador explica que somente Estado tem poder de política

Folha Max



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida liminar contra o artigo 279 da Constituição do estado. Segundo o dispositivo, o projeto de impacto ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termoelétricas deve ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

Para Mauro Mendes, a exigência viola o princípio da separação de Poderes (artigo 2° da Constituição Federal). A seu ver, o licenciamento ambiental tem caráter administrativo e diz respeito ao exercício do poder de polícia, a cargo do Poder Executivo.

Ele aponta ainda que a medida desconsidera a especialização funcional do Executivo para a realização de atividades típicas do poder de polícia. O governador argumenta ainda que a necessidade de aprovação do licenciamento ambiental pela Assembleia Legislativa tem afetado de forma expressiva o tempo de resposta aos pedidos de licença, além de gerar tramitação burocrática e complexa.

O relator da é o ministro Gilmar Mendes.

Comente esta notícia