Andrezza Dias
Da Redação
Na tarde de ontem (18), agentes da Polícia Militar de Querência e o chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Xingu-Funai, André Schilling, realizaram patrulhamento nas áreas vicinais em torno da Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu. A operação tem o intuito de prevenir a propagação do coronavírus, coibir pesca e caça predatória, bem como promover a fiscalização contra invasão de terras indígenas.
Durante o deslocamento na MT-242 para abastecimento das viaturas, a equipe abordou um veículo, no qual localizou uma arma de fogo calibre 22 com seis munições intactas. O material apreendido e o suspeito J.P.S foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.
Esta operação em conjunto com a FUNAI ocorre desde o início do mês de junho realizando barreiras estratégicas e patrulhamentos fluviais em torno das terras indígenas da região do Xingu.
As ações visam coibir a visitação às aldeias por turistas e freteiros, além de promover a orientação aos indígenas que trafegam pela região. A entrega de material sobre a prevenção e combate a Covid-19 também foi efetuada.
A operação vem de encontro aos termos da Portaria 419/Pres de 17 de março de 2020 e da Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal e ratificada pela Justiça Federal (Processo 1001010-48.2020.4.01.3605).
(Com informações da Interativa FM)