Kayc Alves
Da redação
Já está sob o controle da 4ª Companhia da Polícia Militar (PM) o sistema de videomonitoramento, em Aragarças. A tecnologia que permite imagens de qualidade e alto alcance foi inaugurada nesta segunda-feira (5), no município, e será usada pela segurança pública como apoio ao combate da criminalidade.
Até o momento, são duas câmeras fixadas na entrada de Aragarças, na avenida Ministro João Alberto, trecho urbano da BR-158. Mas o objetivo é expandir a abrangência do sistema, que permite a conexão até com monitoramentos particulares, em estabelecimentos comerciais.
Segundo o comandante da 4ª Companhia da PM, o major Antônio Ghiovani Moreira Peres, as imagens são precisas, podendo registrar até a conduta de direção de veículo sem o uso de cinto de segurança. “As pessoas já estão me procurando, preocupadas, perguntando se estamos dando multa”, disse durante a inauguração do sistema.
Operadas por uma central de monitoramento, instalada na base da PM, em Aragarças, as câmeras registram com alta qualidade a distância de até 2 km. Elas podem ser controladas remotamente por um dispositivo joystick e têm um giro de até 360 graus.
“Essa é a primeira etapa. São duas câmeras. Nós vimos que é um sucesso e que se faz necessária uma outra câmera na outra ponta da cidade, para que nós possamos fechar o município.”
A expectativa da Polícia Militar é que o sistema, além de ajudar nas operações e inibir o crime, tenha efeito em investigações, uma vez que as imagens são armazenadas por até 15 dias. Desse modo, na ocorrência de qualquer crime, a Polícia Civil poderá solicitar as gravações para a resolução do caso.
O monitoramento ainda pode ser conectado a qualquer câmera externa de estabelecimento comercial. Segundo José Inocêncio da Costa Lima, diretor da Quartel Tecnologia, empresa responsável pela instalação do sistema, a ligação é possível, porém com algumas condições.
“A câmera do comerciante que for conectada tem que ser em sistema IP e ele tem que disponibilizar a porta de internet para nós. Não é qualquer câmera. Existem no mercado câmeras analógicas que não tem comunicação em IP. Com essas não é possível.”
Para o prefeito José Elias (PDT), o local onde foram instaladas as duas primeiras câmeras de videomonitoramento é estratégico. “É uma cidade de fronteira, interligada com Mato Grosso, com Pontal e com Barra do Garças. Essas câmeras tem um efeito muito grande, porque se localizam nessa passagem, nessa ponte, que nós encontramos, há dois anos, entregue aos marginais.”
Semana7

Deputado estadual Karlos Cabral acompanhou inauguração de videomonitoramento, em Aragarças
Também presente na inauguração, o deputado estadual Karlos Cabral (PDT) foi quem viabilizou o projeto, através da destinação de recursos a Aragarças. Ele disse que quer ver o sistema se ampliando e prometeu dar apoio ao município.
Lembrou que, no orçamento deste mandato, não pode destinar emendas parlamentares que não sejam para a Saúde e para a Educação, mas prometeu custear a farmácia básica da cidade para folgar os gastos do prefeito com o setor. “Assim, vai sobrar recursos próprios do município para o prefeito investir na segurança pública.”