Neiriane Santos
Da Redação
Durante a sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (18) a Câmara de vereadores aprovou o Projeto de Lei de autoria do executivo municipal nº 027/2021 de 17 de Março de 2021, que inclui de Barra do Garças no consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19.
O projeto que trata sobre a adesão do protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.
Em razão do crescimento exponencial de casos de Covid-19 no município e a alta taxa de ocupação dos leitos, os parlamentares aprovaram o projeto em caráter emergencial como forma de conter a propagação do vírus na cidade e o colapso iminente do sistema público de saúde.
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) é composta por 1.703 municípios, que formam o consórcio público de abrangência nacional para a aquisição de vacinas. O intuito da entidade é acelerar a vacinação e atender as demandas do setor da saúde pública durante a pandemia.
O consórcio deve complementar a atuação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal na campanha de imunização contra o novo Coronavírus e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que todas as doses serão obrigatoriamente oferecidas a toda população de forma gratuita.
O prefeito Adilson Macedo (PSD) agradeceu a todos os vereadores da Câmara Municipal Barra do Garças pela aprovação do projeto, ressaltando o objetivo da integração no consórcio que é facilitar a compra de vacinas e de outros recursos, a fim de acelerar a imunização da população e conter o avanço do Coronavírus em nosso município e nas demais cidades integradas ao consórcio.
(Com informações da Assessoria)