Pamela Santana*
Semana7
Há mais de uma década sem representação feminina no poder legislativo, duas mulheres foram eleitas vereadoras de Barra do Garças na eleição deste domingo (6). Bianca Freitas e Maria Silvania, ambas do MDB, receberam 758 e 771 votos, respectivamente, e irão tomar posse a partir de 1º de janeiro de 2025.
As vereadoras eleitas receberam 12,8% dos 11 mil votos destinados aos 15 parlamentares eleitos.
Neste ano, a cidade contou com 166 candidatos registrados e 56 foram do gênero feminino. Apesar de as mulheres representarem 53% do eleitorado de Barra do Garças, a última vez que a cidade elegeu uma vereadora foi nas eleições de 2012, quando Maria do Mercado (PP) conquistou uma vaga na Câmara Municipal com 949 votos.
Bianca Freitas tem 24 anos, é empreendedora, tem graduação em direito e é natural de Vila Rica (MT). Na história de Barra do Garças, ela é a mulher mais jovem eleita à Câmara Municipal.
Em relação à participação no processo político do legislativo, Bianca comenta sobre os obstáculos que enfrenta por ser jovem. “Vivemos em uma sociedade em que as pessoas acreditam que idade é sinônimo de capacidade. Acredito que fui eleita porque os cidadãos barra-garcenses viram em mim competência e vontade de trabalhar por eles. Vou lidar com o desafio de ser a mais jovem trabalhando muito”, disse em entrevista ao Semana7.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 20% das 1.404 vagas para o cargo de vereador no estado serão ocupadas por mulheres, ou seja, 277.
Questionada sobre os possíveis motivos do baixo número de mulheres eleitas nas eleições municipais, Freitas disse que irá trabalhar com a professora Silvania para inserir mulheres na política municipal. “Vamos nos unir para incentivar cada vez mais mulheres a entenderem a importância e o diferencial que é ter mulheres em cargos de poder”, afirma.
Natural de São Miguel do Araguaia (GO), a parlamentar também eleita, Maria Silvania, tem 42 anos, é professora e desenvolve projetos na área do esporte e assistência social.
Atuante na política de Barra do Garças há alguns anos, em agosto de 2021, Maria Silvania chegou a assumir uma cadeira na Câmara Municipal durante período de licença do vereador Guinha (MDB). Entretanto, este ano é a primeira vez em que ela, assim como Bianca, é eleita vereadora e assumirá o cargo de forma definitiva.
No que se diz respeito às propostas das vereadoras, ambas possuem preocupações em relação às crianças. Bianca disse que sua principal bandeira é atuar no combate ao abuso infantil. “Temos casos em Barra do Garças de crianças abusadas que, há anos, não são solucionados e não geraram qualquer impacto na sociedade”, comenta. Já para Maria Silvania, a criação de uma UTI Neonatal, uma unidade hospitalar destinada ao atendimento de bebês recém-nascidos com patologias, é de extrema importância para o município.
*Com supervisão de Andrezza Dias