Da Redação
O deputado federal José Medeiros (Podemos), aproveitou a oportunidade em que muitas cobranças estão surgindo em relação as estradas estaduais para poder criticar o governador, Mauro Mendes (DEM), por meio de um vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp, neste início de fevereiro.
Conforme o deputado, ele faz parte da bancada que realiza cobranças em relação ao traçado da BR-158, na qual é considerada a mais importante rodovia do Vale Araguaia.
Em relação as pavimentações das rodovias estaduais, Medeiros afirma que o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), “virou festa”, pois conforme o deputado, o dinheiro não está mais sendo utilizado somente para a realização das estradas. “Essas estradas da MT eram para estarem asfaltadas, com tanto de dinheiro que arrecada do lombo do pecuarista, do lombo dos agricultores. O dinheiro está aí com o governador”, disse.
O deputado ainda pede para que a população direcione a “espingarda para o lado da casa civil, do Mauro Mendes”, diz em relação aos pedidos de melhoria na infraestrutura.
O Fethab foi criado em 2000 pela Lei 7.263, na gestão de Dante de Oliveira, o fundo foi atualizado na gestão do ex-governador, Pedro Taques, e atualmente ele é distribuído entre obras de infraestruturas governamentais e entre obras municipais.
GOVERNO DE MATO GROSSO
O maior programa de investimentos na infraestrutura de Mato Grosso foi lançado pelo governo de Mauro Mendes, em outubro de 2020. O “Mais MT” foi dividido em 12 eixos estruturantes: Segurança; Saúde; Educação; Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Infraestrutura; Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Simplifica MT; Eficiência Pública; Meio Ambiente; e Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.
Dentre os investimentos estão a destinação de 4,73 bilhões para a realização de 2.400km de asfalto novo e restauração de 3.000 km de pavimentação, além da construção de 5 mil pontes de pequeno, médio e grande porte em todo o estado.
Até o final do ano passado, o governo concluiu mais de 1.000 km de pavimentação, realizou mais de 1.200 km de recuperação asfáltica e construiu mais 72 pontes.