POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 08:13 - A | A

03 de Maio de 2024, 08h:13 - A | A

POLÍTICA / saúde

Vereador diz que aumento de médicos na UPA não terá efeito se população não procurar UBS

Surto de doenças respiratórias tem causado aumento na procura por atendimento na UPA de Barra do Garças

Da Redação
Semana7



A Prefeitura de Barra do Garças anunciou nesta quinta-feira (2) a ampliação do quadro de médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual enfrenta alta demanda causada pelo surto de doenças respiratórias. Durante a coletiva de imprensa sobre o assunto, o vereador Jairo Gehm (PMB) reforçou a importância da busca por atendimento médico inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Veja vídeo no final da matéria.

“De nada vai adiantar aumentar a quantidade de médicos na UPA, que é o foco do atendimento de Barra do Garças e da região, se a população não se conscientizar de buscar os meios iniciais que são as UBS’s, primeiramente”, disse.

O parlamentar também comentou sobre as estratégias que a administração irá adotar para resolver problemas apontados pelos usuários do SUS referentes a limite de pessoas atendidas por dia e demora de 15 a 30 dias para realização de exames solicitados nessas unidades.

“Segundo a gestão será resolvido. O atendimento será conforme as pessoas chegam lá. Outra questão é a dos exames. ‘Olha, mas eu vou na UPA porque lá já saio com os exames prontos’. Cobramos isso também na reunião. [...] nos foi garantido que esses exames serão marcados para o outro dia e isso vai ajudar muito”, explicou o vereador.

Jairo ainda chamou a atenção para a quantidade de cartões do SUS cadastrados em Barra do Garças. “Para vocês terem uma ideia, Barra do Garças hoje tem cerca de 70 mil habitantes e temos cerca de 150 mil cartões SUS. Então, se os municípios ao redor também não nos ajudarem, fica difícil porque o gasto é muito grande e não vem todo esse dinheiro para Barra do Garças. Nem do estado e nem do governo federal”, frisou.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

VÍDEO



Comente esta notícia

Thiago 03/05/2024

Pra isso teria que ter médicos nas UBS e nas policlinicas

1 comentários

1 de 1