POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023, 08:12 - A | A

16 de Agosto de 2023, 08h:12 - A | A

POLÍTICA / Cidades

Vereadores do Araguaia comemoram inclusão das BRs 158 e 242 no PAC

Grupo decidiu reforçar movimento até conclusão das obras

Da Assessoria



Dezenas de vereadores da região Araguaia de Mato Grosso, comemoraram na noite da última sexta-feira, dia 11 de agosto, o anúncio da inclusão das obras de conclusão das rodovias BR 158 e 242 nas ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do Governo Federal.

O anúncio é uma vitória do Movimento dos Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242, já que as obras das mesmas se arrastam há décadas, mesmo sendo elas duas das mais importantes vias de infraestrutura de Mato Grosso. De acordo com o site oficial do Governo Federal as obras de construção da BR-158 serão feitas pelo Contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé e as obras de construção da BR-242 vão ligar Gaúcha do Norte até Santiago do Norte.

A informação da inclusão das obras no Novo PAC foi feita inicialmente pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), único deputado da região Araguaia, que parabenizou a luta dos vereadores, e reforçou seu compromisso com a região, dizendo que esta é sua grande bandeira para o atual mandato e que seu gabinete estará sempre à disposição dos vereadores até a conclusão das obras. No dia 21 de junho passado, o deputado esteve juntamente com os vereadores em Brasília, numa reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar do tema.

Momentos após o deputado se manifestar nas redes sociais, o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes que estava no Rio de Janeiro a convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que Mato Grosso, receberá R$ 60,6 bilhões em obras e investimentos para melhorar a vida da população mato-grossense, e que a conclusão das obras das BRs 158 e 242 serão prioridade do pacote de obras.

A informação foi recebida com um misto de alegria e desabafo pelos vereadores, instantes depois dos anúncios, o vereador Jocasta Porto, da cidade de Canarana, que ocupa a presidência da Comissão do Movimento de Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242, gravou um vídeo agradecendo todos os vereadores que abraçaram a causa, e reforçou que a luta continua até que de fatos obras sejam concluídas.

O Movimento dos Vereadores pela Conclusão das Obras das BRS 158 e 242, nasceu em fevereiro deste ano durante uma reunião de vereadores da região na posse do segundo mandato do Deputado Dr. Eugênio. Depois disso o grupo de vereadores presentes na reunião se encarregaram de articular o movimento para criar diversas situações para que as ações pela conclusão obras de fato ganhassem sentido.

De início o movimento sofreu críticas devido a outras tentativas mal sucedidas feitas na região, mas devido a adesão maciça dos vereadores dos municípios do Araguaia, os prefeitos da região também acabaram aderindo ao movimento, assim como outros líderes políticos do estado, entre eles o Senador Jayme Campos, os deputados federais Emanuelzinho e Juarez Costa, o Governador Mauro Mendes e o Ministro Carlos Fávaro.

Jocasta relatou que nos últimos dias a Comissão tem acompanhado as ações de trabalho junto aos órgãos que competem as obras, se reunindo com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para agilizar as documentações necessárias para a viabilização das obras. "Estamos cada dia mais perto do nosso sonho se tornar realidade", afirmou Jocasta Porto.

A expectativa agora que o governo federal declarou prioridade nas obras, é que os esforços conjuntos entre a Comissão de Vereadores, o Ibama e o DNIT resultem em avanços significativos para o asfaltamento das rodovias BR-158 e BR-242 no Araguaia. A busca por uma infraestrutura adequada é um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, além de garantir maior segurança e qualidade de vida para a população da região Araguaia e do estado de Mato Grosso.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

CâmaraBG agosto


Comente esta notícia