SAÚDE Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 08:34 - A | A

10 de Agosto de 2023, 08h:34 - A | A

SAÚDE / PROJETO DE EQUOTERAPIA

"É um salto importante no atendimento a crianças com necessidades especiais", afirma primeira-dama de MT

Virginia Mendes é madrinha do programa de equoterapia para estudantes com necessidades especiais atendidos pela Seduc

Rayane Alves | Seduc-MT



A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançaram nesta quarta-feira (09.08) o Programa de Equoterapia para estudantes com necessidades especiais atendidos pela rede estadual de ensino, o Haras Twin Brothers, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Virginia agradeceu ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, pela ação que irá beneficiar estudantes diagnosticados com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, dislexia, transtornos comportamentais, motores, distúrbios de linguagem, distúrbio sensorial, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositor, esquizofrenia, depressão, traumas, além de estudantes diagnosticados com depressão que, por indicação médica, possam ser beneficiados com a terapia.

“Esse programa é um salto importante no atendimento de crianças e adolescentes que têm necessidades especiais. De coração, agradeço o secretário Alan Porto, à sua equipe e parceiros na iniciativa privada por esse programa maravilhoso. O Programa SER Família Inclusivo é parceiro deste projeto que tenho a honra de ser madrinha. Tenho absoluta convicção que a inclusão abre portas e é o melhor caminho na integração social e isso só é possível porque temos um governador que abraça causas como essa”, declarou a primeira-dama.

Além de trabalhar a atividade motora, o programa conta com atendimento multidisciplinar com equipe especializada habilitada em Equoterapia, constituída por fisioterapeuta, psicóloga, instrutor profissional de equitação, condutor auxiliar-guia para cada animal, e educador que realizará suas respectivas funções e técnicas compatíveis às suas profissões e especialidades em prol do desenvolvimento do estudante participante da equoterapia.

Alan Porto comemorou a iniciativa do Estado e lembrou que o projeto nasceu no gabinete da primeira-dama e, na tarde desta quarta-feira, o sonho foi concretizado com alunos de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. Nos próximos meses, o projeto deve se expandir para os demais municípios.

“Esse projeto ajuda no desenvolvimento e aprendizado das crianças e hoje estamos bastante felizes de ter um programa de excelência como esse na nossa rede”, destacou.

Atualmente, a rede estadual conta com cerca de 10 mil estudantes Público Alvo da Educação Especial (PADE). Deste total, 200 estudantes já são atendidos pela equoterapia, sob recomendação médica.

O diretor da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Celia Rodrigues Duque, em Várzea Grande, Ademilson de Assunção, explicou que as aulas fazem parte da matriz pedagógica do projeto escolar e os alunos que fazem parte do projeto participam da equoterapia uma vez na semana. Cada aula dura cerca de 2 horas e 30 minutos.

No dia de sessão, um ônibus é disponibilizado pela Seduc para atender todos os alunos que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

Mãe de uma estudante diagnosticada com autismo, Rosangela Ribeiro afirmou que o tratamento tem sido fundamental para a qualidade de vida da filha, já que a coordenação motora da criança melhorou muito após o atendimento com equoterapia.

Iara Hoelscher, que também tem uma filha com o mesmo diagnóstico, explicou que a principal melhora da filha foi no comportamento, já que ela passou a ser mais compreensiva e carinhosa. “Até mesmo nosso contato com todos os integrantes da família melhorou e se tornou uma nova experiência de vida”, disse.

Parceiro do programa, o proprietário do Haras Twin Brothers, Cae Póvoas, vê a iniciativa como um benefício para toda a população do Estado.

Além do Twin Brothers, o trabalho também conta com a parceria da Hípica Cuiabana, Hípica Nativa e Equitakids Rancho Dourado.

Também participaram do lançamento do programa o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves; os vereadores Dilemário Alencar, Michelly Alencar, Maysa Leão e o deputado estadual Dilmar Dal'Bosco.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

CâmaraBG agosto
 


Comente esta notícia