João Pedro Donadel
Da Redação
O vídeo de uma mãe pedindo ajuda para seu filho movimentou as redes sociais nessa segunda-feira (19). Trata-se de Nilma Mendes, moradora de Campinápolis, interior de Mato Grosso, mãe do Franciley Mendes, de 22 anos, que está debilitado, sem ao menos conseguir esticar as pernas e realiza o uso de fralda para necessidades fisiológicas.
Conforme a mesma explica no vídeo, ela já procurou ajuda na secretaria de Saúde de Campinápolis e também entrou na justiça para conseguir assistência para o uso de medicamentos de suplementação alimentar e também a compra de fraldas geriátricas, pois segundo ela, apesar dele já ter nascido desse jeito, os médicos nos quais ela já passou apenas o diagnosticam com sequelas de rubéola "já fomos em neurologistas, cardiologistas e ortopedistas e é sempre a mesma resposta" disse.
A ação é de 2019 e para uma nova tentativa, a promotoria informou que é necessária um novo processo, tendo em vista que não é possível recorrer à ação anterior. Ela nos contou que ganhou uma cadeira de rodas, porém não é a indicada para ele, pois o mesmo fica caindo por ser bem menor que o objeto. O auxílio para compra dos suplementos alimentares e fraldas ajudaria, pois a família que conta com a mãe e mais dois filhos sobrevivem apenas com um salário mínimo "é muito complicado, tem os remédios, fraldas, comida para os dois filhos", contou Nilma.
Esse salário é recebido através dos recursos da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), desde os três anos, porém o valor é cortado constantemente. Ela conta que seu filho não conta com uma cadeira de rodas especializada para sua deficiência e também recebe muitas respostas como "não temos como ajudar durante a pandemia" onde quer que ela procure.
A mãe de Franciley faz um apelo para que o vídeo seja espalhado, para que chegue nas 'pessoas importantes' da política, ou até um advogado que a possa ajudar na justiça. "Se for preciso eu vou até Brasília, mas que eu estou decidida a lutar pelo meu filho, eu estou", suplicou.
Sua decisão por gravar o vídeo foi de não aguentar mais de braços cruzados o descaso que, segundo a própria diz na gravação, a secretaria de Saúde de sua cidade faz "já me bloquearam de tanto eu ligar, tenho que sair aqui de perto do Parque de Exposições para ir lá pois não me atendem mais", informou. Nilma diz não querer causar problema ao prefeito de sua cidade, José Bueno Vilela, o Zé Bueno (DEM), porém está neceisstada de ajuda.
Veja o vídeo na íntegra no canal do portal NX em Foco: